Carol Schrappe em Tulum, México

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Carol Schrappe, uma Mergulhadora Especial


Tem gente que passa por nossas vidas. Tem gente que fica. Na minha, ficou Carol Schrappe. Neste mês completamos 10 anos juntos (nossos recordes pessoais, que espero sejam quebrados ano a ano).

Carol é especial, como esposa, mãe de nosso Enzo, como sócia e parceira. Mas o blog é de mergulho, então, mas obviamente carregado de "pessoalidades", vou falar um pouco da Carol Mergulhadora.

Meu sonho, iniciado na primeira aula que tive de um curso básico, em 1987, era virar instrutor de mergulho, para poder multiplicar o número de pessoas que mergulham por aí. Em 2000, já instrutor há 13 anos, conheci uma pessoa "nata" para a coisa. Muitos dos meus alunos foram assim, mas esta em especial, se agarrou com máscaras e nadadeiras no mundo do mergulho.

Hoje, dificilmente encontramos alguém que buscou tanto, viveu tanto, e dedicou tantos minutos embaixo d´água, e em salas de aula, e em diferentes lugares do Brasil e do Planeta. Respirando ou NÃO.

Carol é mergulhadora de apnéia, para se divertir com golfinhos, ou para competir, ir fundo, quebrar recordes do que ela mais gosta e sabe fazer: batendo nadadeiras, na ida e na volta.

Carol é mergulhadora recreacional de qualquer especialidade que possam imaginar, em noturnos, diurnos, rasos, fundos, com ar ou com nitrox, em naufrágios, em corais, em paredões rochosos, ou em areias brancas e rasas, pela NAUI, PDIC, IANTD e PADI.

Carol é mergulhadora técnica em profundidade, com misturas trimix de fundo e ricas em oxigênio nas misturas descompressivas. É mergulhadora técnica de cavernas, cavern, intro e full cave diver, GUE e TDI (ei... porque fez cursos por credenciadoras que não desenvolveu "carreira" ? Simples, porque queria aprender o que outros tinham a ensinar... esse é o perfil da Carol).

Carol é INSTRUTORA DE MERGULHO com letras maiúsculas, não ganhou nada nunca, se formou sempre com empenho e dedicação (e uma auto-crítica de irritar as vezes...), como Instrutora NAUI, PDIC, IANTD e PADI.

Fez cursos com os melhores profissionais do ensino e treinamento de apnéia do planeta, a PFI - PERFORMANCE FREEDIVING INTERNATIONAL, e com eles ministrou cursos PFI em Cayman para grandes atletas, hoje recordistas em seus países. Também aprendeu e troca suas experiências com o pessoal do VERTICAL BLUE, nas Bahamas, e com outros mais mundo a fora.

Desenvolveu, baseada na sua experiência como Instrutora Scuba formada pela NAUI, PDIC, IANTD e PADI, e sua experiência e cursos PFI, um treinamento de altíssima qualidade, realmente diferenciado, que virou Curso Free Diver na PDIC, e a única ESPECIALIDADE DISTINTA PADI no planeta, o PADI EXPERT FREE DIVER, válido inclusive para formação do Master Scuba Diver PADI. Também é Master Free Diver Instructor Trainer IANTD. Somente duas pessoas tem este título no planeta, pela primeira certificadora internacional a lançar diferentes níveis de treinamento de mergulho livre, e que possui seus cursos reconhecidos pela AIDA Internacional.

Carol sabe ensinar as pessoas a mergulhar. É instrutora de diversas especialidades do mergulho Scuba, mas tem se dedicado especialmente, nos últimos anos, a ensinar o mergulho livre de alto desempenho. A maior prova, é que hoje, são 14 Dive Centers no Brasil em que ministra seus cursos (Acquanauta, Amigos do Joe, Aquaticos, Atlantis, Captain Dive, Claumar, Dive Tech, Diving College, Mar a Mar, Mundo Sub, Scuba Du, Subaquatica, UW Bahia e X-Divers). Não são cursos ocasionais, de uma vez só, mas parcerias consolidadas. Além destes Dive Centers, ministra cursos em Foz do Iguaçu com regularidade e na Escola Superior de Educação Física do Exercito, no Rio de Janeiro, e a lista não para de crescer.

Isto porque a Carol faz um excelente acordo com a Escola, comercial e de fidelização dos clientes para o Dive Center. Mas o que a motiva são os índices de satisfação de seus alunos, gigantesco, e todos querem seus treinamentos de volta. Basta entrar em alguns sites de algumas destas escolas, que expõem os depoimentos de seus alunos.

Carol é do "TIME DO BEM" (esta foi uma definição usada por alguns ícones da instrução de mergulho no país), e casa muito bem com ela, sempre disposta a ajudar e a fazer melhor. É admirada e troca experiências com grandes atletas do Brasil e do Exterior, incluindo recordistas mundiais, juízes AIDA, distribuidores de equipamentos, além dos responsáveis por cada um dos Dive Centers acima, e para ela o principal, seus adorados alunos.

Carol respira e vive o mergulho diariamente, 7 dias por semana, 365 dias por ano, 24 horas ao dia. Não é exagero. Passará nosso aniversário de 10 anos longe, no Egito, com guia de mais um grupo de mergulhadores. Escolheu uma rota com os melhores mergulhos do Mar Vermelho, mas que tem um lugar para mergulhar em apnéia com golfinhos... esta é a minha Carol. Sorte de todos que tem alguma parecida por perto.

Polaca, eu te amo.


4 comentários:

  1. Salve Reinaldo... tudo certinho?
    Rapaz, parabéns pela demonstração de carinho pela parceira, companheira e dupla na sua vida.
    É preciso coragem, humildade, sensibilidade e muito carinho envolvidos, para expor os sentimentos dessa forma. Meus parabéns a você a Carol ao pequeno Enzo a família Alberti.
    Tenham vocês sempre Águas claras e bons mergulhos nas águas do mundo e na vida... sempre.
    Abração do
    Big Paul

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, Reinaldo! Parabéns pra vcs pelos 10 anos. Que continuem vivendo em harmonia e felicidade! Essa Carol é demais mesmo! Sou fã! E morro de saudade dela. De vc e de toda a família Acquanauta também!
    Bjos, Carol Scultori

    ResponderExcluir
  3. Rei, parabens!! Conseguiu passar a essencia de quem é a Carol. Admiro vocês pela forma como sempre conduziram suas vidas pessoais e profissionais. Fica aqui meu depoimento também, de que se não fosse pela Carol, talvez tivesse desistido do mergulho. Foi em um check-out de avançado em Bombinhas, tudo muito ruim, mar batido, fechado, corrente, visibilidade quase zero!!!! E lá embaixo eu, Edinho e Carol nos acompanhando. A confiança que ela nos passou, e a conversa após os exercicios que não conseguimos realizar devido as condições que encontramos, é que me incentivaram a continuar e realizar vários sonhos como Mar Vermelho, Bonaire, Jardines, todos na companhia de vcs. Valeu, muito obrigado aos dois!!!! Saudades!!!

    ResponderExcluir
  4. merveilleux, dans les paroles de Cousteau ... ce qui nous a inspiré pour pénétrer l'univers silencieux. Bisous grand-oncle Mario

    ResponderExcluir

Comente este artigo !