DECO MARKER & LIFT BAGS - ESCOLHA CORRETA

Tema muito interessante, absolutamente simples, mas que tem gente por aí que não entende as diferenças, ou sem culpa, porque simplesmente não lhes ensinaram nada sobre isso, ou com um pouco de culpa, porque tentaram comprar para um curso recreativo ou técnico, sem a IMPORTANTE e ESCLARECEDORA informação de um bom Instrutor, um "mais barato".

Entenda as diferenças e use o certo !
A primeira coisa é diferenciar o que negativamente chamam no Brasil de "salsichão", colocando equipamentos importantes e com funções diferentes, no "mesmo saco".

Há dois tipo de "tubo de sinalização". Um deles é o "see me", que acho não tão desconfortável chamar de salsichão. Ele é simplesmente um tubo, normalmente em nylon (pode ser plástico), fechado nas extremidades ou aberto em uma delas. Ele serve para ser usado, ou seja, inflado, SOMENTE NA SUPERFÍCIE, com o objetivo único de que você seja visto de longe pelo pessoal de apoio de superfície em uma operação de mergulho, quando a imersão acabou. Pode ser amarelo ou vermelho, para contrastar com o mar/rio/lago. Não pode e não deve ser lançado do fundo, por não ter uma válvula de exaustão (ou de "purga"). Especialmente os fechados, quando lançados do fundo, por conta da física (que nunca perdoa), podem simplesmente explodir por excesso de ar que foi expandido durante a subida, e aí, "babau" seu sinalizador. Os abertos podem facilmente virar quando chegam na superfície, se esvaziarem e encher de água. Também, "babau" pra tua importante sinalização. 

Um "see me" é pra ser usado apenas na superfície, nunca do fundo.

Já os DECO MARKERS - ou seja - MARCADORES DE DESCOMPRESSÃO, podem ser acionados na superfície pelas mesmas razões que os "see me", E PODEM E DEVEM EM ALGUNS CASOS, SER ACIONADOS DO FUNDO, pois o que os diferencia é a presença da VÁLVULA DE EXAUSTÃO (ou de purga) que independente da quantidade de ar ou da profundidade, vão chegar a superfície cheios, sem perdas no caminho, te sustentando durante uma deco e/ou sinalizando a equipe de apoio.

Tratado e entendido as diferenças entre "see me" e "deco marker", vamos falar de DECO MARKERS e de LIFT BAGS.

Como os mergulhadores técnicos já sabem, há diferentes usos e funções para o que chamamos normalmente de Lift Bag (ou saco elevatório) e Deco Markers (ou Surface Markers Buoy ou Markers Buoy). Estas funções podem ser resumidas assim:

O LIFT BAG

Usado em 3 tipos de situações:
  • Para um mergulhador técnico usar como referência de subida e criar sua “própria” estação de descompressão, pode ser solto do fundo, mas o recomendado é fazer isso nos estágios finais da descompressão, normalmente por volta dos 12 metros.
  • Para subir um mergulhador técnico que teve perda brusca de flutuabilidade e sua asa não mais suporta a flutuabilidade do mesmo no fundo. Então deve ser imediatamente inflado, mas sem o uso de uma carretilha. Se “sopra” no máximo duas expirações normais do mergulhador, que o sustenta com a mão na base, e a outra controlando a válvula de alívio. Ou seja, o lift sobe COM o mergulhador. Não esqueça que isso fui usado, e é treinado no curso, porque houve perda drástica* do poder de flutuação de sua asa, ou de sua asa e roupa seca.
  • Para subir do fundo até a superfície qualquer coisa que pese mais que 3 ou 4 kg. Para isso, qualquer cor serve, não precisa ter bico de pato embaixo, e deve ter a válvula de exaustão para controlarmos a velocidade de subida do que está sendo resgatado (se você não é um arqueologista fazendo a coisa certa, e for usar o lift para remover peças de naufrágios, por exemplo, minha torcida é que você não consiga controlar o lift, rompa seus ouvidos e tenha uma EAG, porque você é um pilhador que não merece ter lido este texto até aqui. Desculpe a sinceridade, se você não é um babaca deste tipo, use esta parte do texto para descontrair...).
Algumas credenciadoras exigem ou indicam aos seus mergulhadores técnicos que devem ter “redundância” de lift. A mais comum redundância para sua asa é a roupa seca. Quando temos as duas coisas, tudo deverá correr absolutamente bem, mesmo na perda de capacidade de flutuabilidade de uma delas. No mergulho técnico, na maioria das vezes, a roupa seca é requerida, pelo tempo de exposição em águas mais frias. Mas nem sempre isso é possível, então temos que ter outra tipo de redundância de lift. As alternativas possíveis:
  • A escolha horrível (na MINHA opinião e na configuração que usamos por aqui - NTEC - NAUI Technical Equipment Configuration): possuir um colete com duas bolsas de ar, e portanto duas traquéias, e portanto duas mangueiras de power, e quando temos a roupa seca (sim, eu posso ter sido mal orientado e ter a roupa seca e uma asa com dupla traquéia), três mangueiras de power. Na certa, o problema de enrosco, aumento da chance de vazamentos, mais manutenção, etc... é muito maior que o benefício que poderia dar em caso de perda brusca de sustentação.
  • A escolha horrível e ainda mais “tosca”: prensar entre o plate e o cilindro duas asas... Viu, dá para piorar a situação acima...
A coisa certa a fazer: use uma asa com só uma traquéia. E como primeira opção em mergulhos técnicos descompressivos possua um Lift Bag preferencialente amarelo, com pelo menos 50 Lbs de lift. Ele deve possuir a solda bico de pato para não retornar gás por onde foi inflado, e uma válvula de exaustão. Vai servir de estação de descompressão individual e ainda pode te tirar do fundo, com total controle (e como é ensinado em nossos cursos técnicos), em caso de perda drástica de flutuação de sua asa.


Lift bags devem sustentar o mergulhador, por isso o ideal 50 libras (mais ou menos igual ao poder de sustentação de sua asa).

DECO MARKER

Para ser usado em emergências (por isso ideal na cor laranja/vermelha).
Aí são 3 as possíveis situações:
  • Perda do lift bag (amarelo) por qualquer motivo.
  • Indicar ao mergulhador de apoio de superfície (supervisor de segurança) que algo deu errado no fundo, ou já nas decos e trocas de gases. Isso é combinado antecipadamente, como vimos no curso, e para cada situação há uma postura diferente por parte da equipe de apoio, que deve ser qualificada em mergulho técnico, sempre.
  • Indicar que o mergulhador não vai sair mais no ponto combinado, apesar de tudo poder estar bem no fundo. Exemplo comum é quando “desgarramos” por conta de correntes de um naufrágio. Quanto antes a equipe de apoio na superfície identificar que seu time está saindo longe do ponto combinado, melhor. Neste caso o Deco Marker é melhor que o Lift Bag porque o formato “salcichão” será melhor visualizado a distância.
A coisa certa a fazer: Se for mergulhador recreativo, comece com um Deco Marker na cor laranja ou vermelha e com 50 Lbs de flutuação. Ele servirá para marcar naufrágios, de sinalizador de emergências, e como estação de descompressão para simulações de Deco e para suas paradas de segurança, e mesmo como "see me" para uso após o retorno a superfície. E já servirá como sinalizador/deco de emergência quando você for um mergulhador técnico.
O Deco Marker, na cor ideal, com a válvula de exaustão

ATENÇÃO: Estas referências fazem parte de nossa filosofia de ensino. Há boas propostas por aí, mas algumas são realmente mais para atrapalhar que para safar um mergulhador, especialmente em situações de estresse.

Nós respeitamos na Acquanauta a filosofia NTEC (NAUI Technical Equipment Configuration). Por ser uma credenciadora americana, a escolha do equipamento na cor vermelha para sinalizar uma emergência qualquer, é para "repetir" a cor da Guarda Costeira e do EMS (911), ou seja, de equipes que lidam com emergências.

A POLÊMICA DAS CORES E UMA SOLUÇÃO BEM SIMPLES PARA ISSO

Como no Brasil é muito difícil encontrar lift bag na cor amarela - basicamente impossível, como tenho dito a diversos fornecedores que só trazem lifts vermelhos, o ideal é sempre combinar com a Equipe de Apoio de Superfície, o que você vai soltar quando estiver tudo dentro do planejado e o que vai ser quando há problemas, e quer indicar isso ao pessoal de bordo ou terra.
Não importa a cor do lift ou deco, mas sim que haja diferença entre elas, e ainda mais importante, que o pessoal de apoio de superfície saiba exatamente o que cada cor significa no planejamento

AS DICAS FINAIS, e provavelmente mais importantes, deste texto, e para qualquer configuração decente:

Abordamos neste texto as DIFERENÇAS e as FUNÇÕES de cada tipo de equipamento. Não tratamos de onde o mergulhador vai levar isso no seu equipamento e como soltar cada um deles no mergulho, pois isso é pra ser feito em um BOM CURSO com a demonstração e controle de um BOM INSTRUTOR. Mas nunca esqueça que “Nenhum equipamento é melhor que seu usuário” e “Você é o que você treina”. Ou seja, siga as orientações de seu Instrutor e treine, treine, treine, e quando achar que está ficando bom, treine mais um pouco. E não largue este hábito, jamais, de treinar, especialmente habilidades com equipamentos desenhados para situações de emergências.

Sugestões e dúvidas, me contate pelo e-mail: reinaldo@acquanauta.com.br.

Bons mergulhos ! Você merece !



Comentários